quinta-feira, 30 de outubro de 2008

PERCEPÇÕES...

O termo política pressupõe procedimentos, decisões tomadas em relação à sociedade.
Sendo as políticas públicas ações coletivas que visam garantir direitos sociais aos cidadãos, cabe aos cidadãos conhecerem quais são eles, ou seja, tais políticas são estabelecidas de acordo com a análise dos valores e percepções que permeiam uma sociedade. Sendo assim, entende-se que o direcionamento das políticas públicas dependem da percepção e da análise das prioridades da população. A escola tem um papel de extrema importância no sentido de promover uma educação reflexiva, que convoque o aluno a conhecer e exigir seus direitos, os quais estão garantidos pela constituição. Além disso, sendo ele um cidadão crítico, isso implica em melhores decisões na hora de escolha, principalmente no que diz respeito aos nossos representantes.
O cidadão tem direito a um ensino de qualidade, onde ele possa compreender sua realidade e interagir, buscando transcender. Então, será que apenas o conhecimento das políticas públicas garante uma boa gestão escolar? Certamente que o mínimo necessário é conhecer, mas é preciso tomar decisões e, principalmente, agir. Se tomarmos por base algumas das escolas, das quais fazemos parte, não há um esforço no sentido de buscar alternativas que promovam melhorias nas políticas públicas existentes como, a merenda escolar, a educação inclusiva, a alfabetização de jovens e adultos. Pelo contrário, quando é mencionado a palavra "inclusão social", todos são tomados pelo pavor de não compreender como trabalhar com as diferenças. (Vivi)

(Políticas Públicas de Inclusão Educacional e perspectivas)

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